Um retrato do mundo dos blogs
A Internet desenvolveu uma nova classe de comentaristas que expõem seus pontos de vista e difundem informações de todos os nÃveis. A facilidade e o apelo que a construção de um blog propicia, está inspirando um novo grupo de escritores e criadores a compartilhar suas vozes, textos, visões e idéias com o mundo.
Recentemente o Pew Research Center, dos Estados Unidos, publicou um relatório apresentando resultados de pesquisas realizadas, por telefone, com blogueiros, onde foi constatado que a maior parte está focada em descrever suas experiências pessoais para uma audiência relativamente pequena de leitores e que somente uma pequena proporção focaliza seus comentários em polÃtica, mÃdia, ações de governos, ou tecnologia.
Ainda segundo o relatório apresentado, os blogs são tão individualizados, como as pessoas que os mantêm. Contudo, a maioria dos blogueiros está principalmente interessada em expressões criativas, documentando experiências individuais, compartilhando conhecimentos práticos, ou até mesmo mantendo contatos com familiares e amigos.
O relatório final da pesquisa apresentou ainda, algumas das conclusões interessantes sobre o mundo blogueiro: 1. 54% dos blogueiros disseram que eles nunca publicaram seus escritos ou criações de mÃdia antes, enquanto 44% disseram que já haviam publicado alguma coisa anteriormente; 2. no mundo dos blogs, homens e mulheres têm participações equivalentes, com as mulheres representando 46% dos blogueiros e os homens 54%; 3. 54% dos blogueiros estão abaixo dos 30 anos de idade; 4. 76% dos blogueiros informaram que a razão pela qual eles blogam tem a finalidade de documentar suas experiências pessoais e compartilhá-las com outras pessoas; 5. 64% dos blogueiros informaram que a razão porque eles blogam é para compartilhar conhecimentos práticos com outros; 6. quando solicitados a informar o assunto principal de seus blogs, 37% dos blogueiros informaram que o tópico principal de seu blog é "minha vida e minhas experiências"; 7. outros tópicos apareceram, entre eles: 11% dos blogueiros focam em polÃtica e assuntos de governo; 7% em entretenimento; 6% em esportes; 5% em noticiário em geral e eventos recentes; 5% em negócios; 4% em tecnologia; 2% em religião, espiritualidade e fé.
A pesquisa concluiu mais, que os blogueiros são ávidos consumidores e criadores de conteúdo online. Eles também são usuários intensivos de Internet em geral.
O relatório completo poderá ser encontrado em http://www.pewinternet.org/PPF/r/186/report_display.asp.
0 Comments:
Postar um comentário
Links to this post:
Criar um link
<< Home