A substituição de somente dois pneus no automóvel
Preocupado com a substituição de somente dois pneus em seu automóvel e onde colocá-los, na frente ou na traseira. Diante de várias opiniões obtidas sobre o tema, meu irmão Rubem resolveu consultar a Pirelli. Vejam a resposta dada pelo Sr. Júlio Buchalla - Pirelli Pneus S.A. - Serviço de Atendimento ao Cliente - SAC - 0800 728 76 38 - Identificação: 43.142.
"Agradecemos seu e-mail e informamos que por ocasião da troca de pneus num veÃculo de passeio, o ideal é sempre substituir os quatro pneus usados por outros novos, o que ensejará o melhor desempenho global do veÃculo.
Neste momento, caso o pneu de estepe esteja em perfeitas condições, deve ser colocado para rodar, porque os pneus envelhecem com o tempo, mesmo se não estiverem sendo usados ou se seu uso é apenas esporádico.
Em função dos motivos vários (falta de rodÃzio periódico, diferenças no consumo de pneus entre eixo dianteiro e traseiro ou entre lados, maneiras de dirigir, etc.).
É normal ocorrer a necessidade de substituição de apenas dois pneus com menor resÃduo de desenho, sendo prática comum de mercado, montar os pneus novos nas posições dianteiras.
Neste particular esclarecemos que os dois pneus novos (ou com maior resÃduo de desenho) devem de preferência ser montados nas posições traseiras, independente do veÃculo ser dotado de tração dianteira ou tração traseira.
A instalação dos pneus novos na traseira trará como resultados:
1 - Melhor dirigibilidade e maior segurança em veÃculo sobreesterçantes que são aqueles com maior tendência de deriva nas posições traseiras, portanto mais difÃceis de serem controlados;
2 - Otimização dos freios porque quando freiamos, a carga sobre o eixo dianteiro pode vir a ser o dobro daquela no eixo traseiro, o que justifica a necessidade de termos pneus com maior aderência no eixo menos carregado, para melhor distribuir a ação dos freios;
3 - Melhor desempenho em pavimentos de baixa aderência;
4 - Uma perfuração ou avaria num pneu dianteiro é rapidamente constatada e o controle do veÃculo é facilitado pela direção. Por esta razão os pneus novos ou os melhores pneus devem ser montados nas posições traseiras onde a percepção de qualquer problema dessa ordem é mais demorada e onde o controle do veÃculo também é mais difÃcil; e
5 - Nas situações crÃticas, como por exemplo em dias de chuva, uma eventual aquaplanagem em curva é muito mais perigosa nos pneus traseiros do que nos dianteiros.
Por todas estas razões é que os pneus devem ser retirados de uso e substituÃdos, assim que forem atingidos os indicadores de desgaste no fundo do desenho (saliências com1,6 mm de altura). Nos casos de necessidade de substituição de apenas dois pneus em veÃculos de passeio, recomendamos a montagem dos pneus novos sempre nas posições traseiras.
À disposição".
"Agradecemos seu e-mail e informamos que por ocasião da troca de pneus num veÃculo de passeio, o ideal é sempre substituir os quatro pneus usados por outros novos, o que ensejará o melhor desempenho global do veÃculo.
Neste momento, caso o pneu de estepe esteja em perfeitas condições, deve ser colocado para rodar, porque os pneus envelhecem com o tempo, mesmo se não estiverem sendo usados ou se seu uso é apenas esporádico.
Em função dos motivos vários (falta de rodÃzio periódico, diferenças no consumo de pneus entre eixo dianteiro e traseiro ou entre lados, maneiras de dirigir, etc.).
É normal ocorrer a necessidade de substituição de apenas dois pneus com menor resÃduo de desenho, sendo prática comum de mercado, montar os pneus novos nas posições dianteiras.
Neste particular esclarecemos que os dois pneus novos (ou com maior resÃduo de desenho) devem de preferência ser montados nas posições traseiras, independente do veÃculo ser dotado de tração dianteira ou tração traseira.
A instalação dos pneus novos na traseira trará como resultados:
1 - Melhor dirigibilidade e maior segurança em veÃculo sobreesterçantes que são aqueles com maior tendência de deriva nas posições traseiras, portanto mais difÃceis de serem controlados;
2 - Otimização dos freios porque quando freiamos, a carga sobre o eixo dianteiro pode vir a ser o dobro daquela no eixo traseiro, o que justifica a necessidade de termos pneus com maior aderência no eixo menos carregado, para melhor distribuir a ação dos freios;
3 - Melhor desempenho em pavimentos de baixa aderência;
4 - Uma perfuração ou avaria num pneu dianteiro é rapidamente constatada e o controle do veÃculo é facilitado pela direção. Por esta razão os pneus novos ou os melhores pneus devem ser montados nas posições traseiras onde a percepção de qualquer problema dessa ordem é mais demorada e onde o controle do veÃculo também é mais difÃcil; e
5 - Nas situações crÃticas, como por exemplo em dias de chuva, uma eventual aquaplanagem em curva é muito mais perigosa nos pneus traseiros do que nos dianteiros.
Por todas estas razões é que os pneus devem ser retirados de uso e substituÃdos, assim que forem atingidos os indicadores de desgaste no fundo do desenho (saliências com
À disposição".
1 Comments:
Sempre estamos aprendendo alguma coisa nova,agradeço a duvida do amigo e a resposta e justificativas
do fabricante!
Parabens!
Paulo gusmão
By Anônimo, at 28/12/06 00:12
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