Hotel Key Card
Alguma vez já se perguntou o que está armazenado nas chaves magnéticas (que se assemelham aos cartões de crédito) dos hotéis?
Veja a resposta e mude seus hábitos:
a. Nome do hóspede
b. Endereço parcial do hóspede
c. Número do quarto do hotel
d. Datas do check-in e ckeck-out
e. Número do cartão de crédito do hóspede e sua data de validade!
Quando você as devolve na recepção, suas informações ficam lá disponÃveis para qualquer funcionário com acesso ao "scanner" do hotel. Ou ainda, um funcionário pode levar um monte delas para casa e, utilizando um aparelho de "scanner" magnético, ter acesso à s suas informações e sair gastando pela internet.
Simplificando, os hotéis não apagam as informações das chaves magnéticas até que um novo hóspede faça uso dela, quando suas informações ficarão sob as do novo hóspede.
Mas até que a chave seja reutilizada, ela fica,geralmente, na gaveta da recepção com as suas informações nela!
Resumindo:
Por via das dúvidas guarde as suas chaves magnéticas, leve-as para casa ou destrua-as.
Nunca as deixe no quarto, no lixo do banheiro e NUNCA as devolva para a Recepção quando estiver fazendo o check-out. Os hotéis não podem cobrar pelas chaves (é ilegal) e você terá certeza de que não estará deixando um monte de informações pessoais valiosas que podem ser facilmente acedidas, e utilizadas, com um "scanner" magnético.Pela mesma razão, se você chegar ao aeroporto e descobrir que ainda está carregando a chave com você,não a deite no lixo. Leve-a para casa e a destrua com uma tesoura, cortando principalmente a faixa magnética nas costas da chave.
Veja a resposta e mude seus hábitos:
a. Nome do hóspede
b. Endereço parcial do hóspede
c. Número do quarto do hotel
d. Datas do check-in e ckeck-out
e. Número do cartão de crédito do hóspede e sua data de validade!
Quando você as devolve na recepção, suas informações ficam lá disponÃveis para qualquer funcionário com acesso ao "scanner" do hotel. Ou ainda, um funcionário pode levar um monte delas para casa e, utilizando um aparelho de "scanner" magnético, ter acesso à s suas informações e sair gastando pela internet.
Simplificando, os hotéis não apagam as informações das chaves magnéticas até que um novo hóspede faça uso dela, quando suas informações ficarão sob as do novo hóspede.
Mas até que a chave seja reutilizada, ela fica,geralmente, na gaveta da recepção com as suas informações nela!
Resumindo:
Por via das dúvidas guarde as suas chaves magnéticas, leve-as para casa ou destrua-as.
Nunca as deixe no quarto, no lixo do banheiro e NUNCA as devolva para a Recepção quando estiver fazendo o check-out. Os hotéis não podem cobrar pelas chaves (é ilegal) e você terá certeza de que não estará deixando um monte de informações pessoais valiosas que podem ser facilmente acedidas, e utilizadas, com um "scanner" magnético.Pela mesma razão, se você chegar ao aeroporto e descobrir que ainda está carregando a chave com você,não a deite no lixo. Leve-a para casa e a destrua com uma tesoura, cortando principalmente a faixa magnética nas costas da chave.
(Fonte:Departamento Policial de Pasadena)
2 Comments:
É lenda: http://www.snopes.com/crime/warnings/hotelkey.asp
By CrisDias, at 16/4/07 22:20
Mais ou menos lenda...
Um cartão não tem capacidade para guardar tanta informação (50 bytes por banda, máximo de 3 bandas por cartão. Ou seja, 150 bytes por cartão). No cartão está gravado somente um número de série e informações de validade que possibilitam a abertura das portas as quais os cartões dão acesso, até certo dia e hora. Mais nada. Nada de nome, nada de endereço, nada de número do sapato.
Mas... O hotel quarda um banco de dados onde consta qual hóspede está com qual cartão. Neste mesmo banco podem ser cadastradas vários outros dados como o seu nome, endereço, número do cartão de crédito e o número do seu sapato.
Sendo assim, atravéz do cruzamento de informações, qualquer funcionário poderá saber, ao achar um cartão, a qual hóspede pertence, seu endereço, o número do seu cartão de crédito e o número do seu sapato.
Simples não?
Mas... sendo assim... devem concordar comigo que um funcionário mal-intencionado não precisa ter o cartão do seu quarto para saber o número do seu sapato ou o número do seu cartão de crédito, não é mesmo? Se ele quiser alguma dessas informações, ele lê diretamente do sistema do hotel. Pimba!
A única forma de se prevenir é não deixar que as informações que você considera importantes sejam cadastrada nesse sistema. Mas tenho certeza que a recepcionista vai achar muito esquisito quando lhe perguntar: "Qual o número do seu CPF?" e você rebater com "Pra que quer saber?" ou com um "Não tem importa!"
Mas caro colega, há uma coisa que me conforta nessa história toda. Não creio que uma pessoa que tivesse a idéia ou a capacidade de fazer tal cruzamento de informações ou até mesmo de usar essas informações para qualquer tipo de fraude esteja atráz do balcão de um hotel. Se ela fosse capaz disso, não estaria trabalhando lá.
Pessoal da hotelaria, meu objetivo não é ofender nem desmerecer vocês. Mas digamos assim... Vocês gostam é de trabalhar com pessoas, e não com eletrônica, informática e essas coisas. Vocês são de ciências humanas. Cartões magnéticos, bancos de dados, cruzamentos de informações, SQL com JOINT em X tabelas não é do interesse de vocês, certo?
Um grande abraço,
Gustavo Weide
gweide@gmail.com
By Anônimo, at 7/6/07 02:06
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