Antídotos ao telemarketing e ao marketing direto
Andy Rooney, editor de notícias da CBS, nos brinda com essas preciosas dicas sobre como lidar com as agressões de marketing que nos bombardeiam todos os dias.
1) Um método que realmente funciona: ao receber uma chamada de telemarketing oferecendo qualquer coisa, diga apenas: "Por favor, aguarde um momento..." Diga isso, deixe o fone sobre a mesa e vá cuidar de outras tarefas (ao invés de simplesmente desligar o telefone de imediato). Isso vai fazer com que cada chamada de telemarketing que fizerem tenha uma duração muito longa, arruinando as metas do marketeiro que lhe ligou. Periodicamente verifique se o marketeiro ainda está na linha e reponha o fone no gancho somente após ter certeza de que ele desistiu e desligou. Isso dá uma lição de alto custo para esses intrusos. Se difundirmos esse método ajudaremos a eliminar ofertas indesejadas por telefone.
2) Alguma vez você já atendeu ao telefone, e parecia não haver ninguém do outro lado? Esta é uma técnica de telemarketing onde um sistema computadorizado faz a ligação e registra a hora em que a pessoa atendeu. Esta técnica é utilizada por marketeiros para determinar a melhor hora do dia em que uma pessoa real deverá ligar, evitando assim que o "precioso" tempo de ligação deles venha a ser desperdiçado, caso você não esteja em casa. Neste caso, ao receber este tipo de ligação, não desligue. Ao invés disso, pressione o botão "#" no seu telefone seis ou sete vezes seguidas, em rápida sucessão. Isso normalmente confunde o computador que discou seu número, fazendo registrar que seu número é inválido, e eliminando seu número do banco de dados. Ah, que pena, eles não têm mais seu número para ligar de novo...
3) Propaganda inserida em suas contas recebidas pelo correio: todos os meses recebemos propaganda indesejada inserida em nossas contas de telefone, luz, água, cartões de crédito, e outros. Muitas vezes essas propagandas vêm com um envelope de resposta comercial, que "não precisa selar; o selo será pago por..."
Insira nesses envelopes pré-pagos a propaganda recebida e coloque de volta no correio, COLOCANDO A PRÓPRIA COMPANHIA COMO DESTINATÁRIO. Caso queira preservar sua privacidade, remova qualquer coisa que possa identificá-lo antes de inserir no envelope.
Isso funciona excepcionalmente bem para ofertas de cartões, empréstimos, e outros itens "pré-aprovados". Não jogue fora esses envelopes pré-pagos.
Isso funciona excepcionalmente bem para ofertas de cartões, empréstimos, e outros itens "pré-aprovados". Não jogue fora esses envelopes pré-pagos.
Devolva-os com as propagandas recebidas. Faça essas companhias pagarem duas vezes pela propaganda enviada. Aproveite para inserir anúncios da pizzaria local, de lavanderias, supermercados, ou qualquer outro item inoportuno que esteja à mão.
Algumas pessoas já estão praticando isso e devolvendo esse lixo de volta a essas companhias. Mas, veja bem, temos que dar nosso recado. Precisamos ter números expressivos de pessoas aplicando essas técnicas eficazes de protesto.
4 Comments:
Melhor que isso seria nossos políticos aprovarem uma lei obrigando as teles a enviar (como é feito no "Bina") um código que, identificado por um equipamento em sua casa, identifique q se trata de telemarketing.
Todas as empresas de telemarketing seriam obrigadas a se cadastrar e operar sob este regime.
A decisão de aceitar ou não estas ligações seria somente sua !
By Paulo Costamilan, at 20/6/07 21:16
Boas sugestões. Vou tentar. O problema é que quem trabalha com telemarketing acha que é uma atividade perfeitamente válida, e que só chatos e insensíveis são contra ele. Eles fazem contas de quantas ligações são necessárias para conseguir determinado resultado, e lá vamos nós, gastar nosso tempo e investimento para gerar o resultado deles. Precisamos de uma lista onde possamos dizer que não queremos receber ligações.
By jb, at 27/8/07 17:35
Olá Paulo Costamilan.
Grato pelo comentário. A sugestâo do Bina é interessante. Acredito que de difícil implantação pelas operadoras.
Abraços.
By LCDias, at 27/8/07 18:26
Olá JB.
Obrigado pelo comentário. Vamos praticar!
Abraços.
By LCDias, at 27/8/07 18:27
Postar um comentário
Links to this post:
Criar um link
<< Home