Mais um etanol à vista
Agora, os japoneses surgem com um novo tipo de etanol. Chegou a vez do arroz. Será que o saquê japonês alimentará os automóveis no futuro?
NotÃcias vindo do Japão dão conta de que os motoristas japoneses poderão em futuro próximo utilizar o saquê como combustÃvel alternativo. O saquê é a bebida nacional japonesa e provém do arroz fermentado.
Um projeto piloto para criar combustÃvel a partir do saquê é o hit atual no Japão.
O governo japonês está estimulando um projeto em Shinanomachi, 200 quilômetros a nordeste de Tóquio, com a finalidade de produzir etanol barato a partir do arroz fermentado, com a ajuda de fazendeiros locais que doarão sobras de suas fazendas, tais como casca de arroz, para transformação em etanol.
Caso o projeto alcance sucesso localmente, poderá pavimentar o caminho para tentativas similares por todo o Japão, que verá os automóveis japoneses, no futuro, rodando por suas ruas e estradas com bio-combustÃvel de origem japonesa.
O Japão é o segundo maior consumidor de gasolina no mundo, depois dos Estados Unidos, e é inteiramente dependente das importações de óleo crú, sendo por isso, tremendamente afetado pelas variações nos preços do petróleo no mercado mundial.
A produção experimental já começou em uma universidade de Shinanomachi.
As informações destacam que, ao contrário das espaçosas plantações de cana existentes no Brasil, o exportador nº 1 de etanol, a agricultura familiar é dominante no Japão, onde a maioria dos fazendeiros trabalham regularmente nas fazendas de arroz, o principal alimento japonês.
As estimativas iniciais são de que será necessário 1 quilo de arroz para produzir 0,5 litro de etanol. O principal desafio será criar um bio-combustÃvel de baixo custo que possa complementar a gasolina ordinária, que é vendida atualmente no Japão por volta de 135 ienes o litro (ou seja US$ 1.13, ou R$ 2,33), já incluÃdos os impostos e taxas relativos que alcançam algo próximo de 56 ienes.
Assim, o Japão passaria a utilizar automóveis flex-fuel, tal como o Brasil, muito embora os fabricantes japoneses não utilizam esta tecnologia por lá.
NotÃcias vindo do Japão dão conta de que os motoristas japoneses poderão em futuro próximo utilizar o saquê como combustÃvel alternativo. O saquê é a bebida nacional japonesa e provém do arroz fermentado.
Um projeto piloto para criar combustÃvel a partir do saquê é o hit atual no Japão.
O governo japonês está estimulando um projeto em Shinanomachi, 200 quilômetros a nordeste de Tóquio, com a finalidade de produzir etanol barato a partir do arroz fermentado, com a ajuda de fazendeiros locais que doarão sobras de suas fazendas, tais como casca de arroz, para transformação em etanol.
Caso o projeto alcance sucesso localmente, poderá pavimentar o caminho para tentativas similares por todo o Japão, que verá os automóveis japoneses, no futuro, rodando por suas ruas e estradas com bio-combustÃvel de origem japonesa.
O Japão é o segundo maior consumidor de gasolina no mundo, depois dos Estados Unidos, e é inteiramente dependente das importações de óleo crú, sendo por isso, tremendamente afetado pelas variações nos preços do petróleo no mercado mundial.
A produção experimental já começou em uma universidade de Shinanomachi.
As informações destacam que, ao contrário das espaçosas plantações de cana existentes no Brasil, o exportador nº 1 de etanol, a agricultura familiar é dominante no Japão, onde a maioria dos fazendeiros trabalham regularmente nas fazendas de arroz, o principal alimento japonês.
As estimativas iniciais são de que será necessário 1 quilo de arroz para produzir 0,5 litro de etanol. O principal desafio será criar um bio-combustÃvel de baixo custo que possa complementar a gasolina ordinária, que é vendida atualmente no Japão por volta de 135 ienes o litro (ou seja US$ 1.13, ou R$ 2,33), já incluÃdos os impostos e taxas relativos que alcançam algo próximo de 56 ienes.
Assim, o Japão passaria a utilizar automóveis flex-fuel, tal como o Brasil, muito embora os fabricantes japoneses não utilizam esta tecnologia por lá.
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