O desafio da idade na força de trabalho
Estudo do IBM Global Business Services mostra que muitas nações industrializadas desenvolveram suas economias usando uma força de trabalho alimentada por um dos maiores booms demográficos da história. Atualmente, estas nações estão encontrando uma percentagem significativa de seus trabalhadores se aproximando da idade da aposentadoria. Os governos europeus e as organizações que operam nos paÃses europeus se defrontam, no momento, com um grande desafio relacionado com a força produtiva. Ao mesmo tempo, muitos paÃses vêm verificando taxas de natalidade planas, se não declinantes, o que reduz o número de trabalhadores entrando na força produtiva. Em todo o mundo vários paÃses se defrontam com este dilema demográfico e este problema torna-se particularmente agudo em muitos paÃses da região do pacÃfico asiático.
Na Europa, a idade atual da força de trabalho, combinada com o recuo na disponibilidade de novos empregados, propõe um sem número de problemas para uma parcela significativa das organizações, particularmente aquelas do setor público e indústrias já amadurecidas tais como as que operam nas áreas petroquÃmica, mineração, aeroespacial e defesa.
O primeiro grande problema é que muitas companhias estão encontrando dificuldades crescentes para contratar novos empregados que atendam as necessidades de algumas especialidades. O fato é que, mesmo que elas possam encontrar candidatos qualificados, necesitam investir substancialmente em treinamento, para posteriormente aumentar sua produtividade.
Em um estudo desenvolvido em 2002 entre mais de 500 companhias alemães, 23 porcento apontaram que a idade de sua força de trabalho representava um sério problema para suas organizações. Além disso, 39 porcento indicou que elas estavam enfrentando desafios associados com a escassez de mão de obra qualificada e 27 porcento apontava a necessidade de focar em treinamento adicional. O estudo conclui que essa escassez poderia colocar capacidades chaves em risco.
0 Comments:
Postar um comentário
Links to this post:
Criar um link
<< Home