Onde obter softwares grátis
(CORRIGIDO) Nos dias atuais podemos encontrar alternativas gratuitas na Web para muitos dos programas/softwares mais comuns necessários para rodar em uma empresa ou em casa. Sejam os chamados "programas de código aberto", sejam os programas shareware que permitem uma avaliação por certo perÃodo, para posterior compra, ou não.
Os softwares gratuitos foram criados por desenvolvedores que os colocam online para o público em geral baixá-los.
Muito embora, na maior parte dos casos, mesmo que os softwares grátis tenham funcionalidades não tão poderosas como seus concorrentes de grandes produtores de software, muitas empresas de médio/pequeno porte nunca notarão as diferenças ou limitações.
Dois bons sites para encontrar uma grande variedade de softwares são apresentados pela CNet.com: Download.com e SourceForge.net. Ambos permitem a busca pelo software desejado, gerando uma lista de programas disponÃveis para download e as suas particularidades financeiras: se é um programa grátis, ou o seu preço. No caso do site SourceForge é indicado quantas vezes cada programa foi baixado, quando ele foi registrado e como ele se situa em uma classificação comparativa com outros programas grátis.
Alguns sites são especializados em tipos particulares de programas gratuitos. O OpenOffice.org, por exemplo, oferece grátis planilhas, programas de apresentação, bancos de dados, processadores de texto em um único pacote, assemelhando-se ao Office, da Microsoft. Já o site www.ClamWin.com oferece programa anti-virus para o sistema operacional Microsoft Windows.
Mais informações sobre programas gratuitos que possam ser úteis, pode ser consultado o blog sobre finanças pessoais the Simple Dollar.
1 Comments:
Opa!
Há um grande erro aqui: shareware não tem nada a ver se o código do software é aberto ou não. Na real o shareware é um software comercial onde é dado ao usuário a opção de primeiro testar ele e, caso deseje, registra-lo. Há vários programas que não pedem o registro, assim como há vários que se você não pagar depois de um tempo ele para.
E repare que no Download.com a maior parte dos programas são "closed source".
By pilgerowski, at 21/6/07 14:51
Postar um comentário
Links to this post:
Criar um link
<< Home