Quinta-feira, Outubro 18, 2007

Bill e Melinda Gates no combate à malária

Bill e Melinda Gates apelaram aos líderes globais para que adotem "uma meta audaciosa -- de chegar um dia em que nenhum ser humano tenha malária e nenhum mosquito do mundo a carregue". Eles proferiram este pedido de ação em um fórum que contou com a presença de 300 cientistas dedicados ao estudo da malária e legisladores líderes do mundo todo.
"Avanços nas ciências e medicina, pesquisas promissoras e a preocupação cada vez maior de pessoas do mundo todo representam uma oportunidade histórica não apenas para o tratamento da malária ou para controlá-la -- mas para traçar um plano de longo prazo para erradicá-la", disse Melinda Gates.
Todos os anos, a malária mata mais de um milhão de pessoas, sendo que a maioria é de crianças. Uma campanha de erradicação da malária nos anos 50 e 60 desmoronou devido ao declínio nos fundos dos doadores e na crescente resistência a medicamentos e pesticidas. Desde então os programas de combate à malária têm se dedicado em reduzir e não eliminar o ônus da malária.
Bill Gates disse que "um ímpeto de novos atores" -- tais como a Global Fund to Fight AIDS, Tuberculosis, and Malaria (Fundo Global de Combate à AIDS, Tuberculose e Malária); Malaria Booster Program (Programa para Impulsionar o Combate à Malária) do Banco Mundial; e a President's Malaria Initiative (Iniciativa de Combate à Malária do Presidente) dos Estados Unidos - estão trazendo nova energia e recursos para o esforço global para controlar a malária. Juntas, essas iniciativas prometeram US$ 3,6 bilhões para controlar a malária e irão abranger mais de 70 países.
Um novo relatório da UNICEF divulgado no fórum destaca o esplêndido progresso dos
recentes esforços para controlar a malária. Por exemplo, o relatório mostra que: -- O fornecimento anual de mosquiteiros tratados com inseticida para a prevenção contra a malária mais do que duplicou nos últimos anos, de 30 milhões de mosquiteiros em 2004 para 63 milhões em 2006. -- A demanda global por terapias de combinação de artemisinina, o tratamento mais eficiente para combater a malária, cresceu de 3 milhões de doses em 2003 para 100 milhões em 2006.
Progresso nas pesquisas de novas vacinas, medicamentos e inseticidas

Bill Gates citou a "amplitude extraordinária das pesquisas em andamento
relacionadas com medicamentos, vacinas e outras ferramentas de controle" como uma outra razão do novo otimismo na luta contra a malária. Exemplos dos últimos progressos científicos outorgados pela Fundação Gates incluem os seguintes:
-- Vacinas: novos resultados do estudo da PATH Malaria Vaccine Initiative (Iniciativa da Vacina de Combate à Malária PATH), publicados hoje pela The Lancet, mostram que a vacina experimental de combate à malária RTS,S é segura e pode reduzir substancialmente o risco de infecção da malária nas crianças recém-nascidas. No estudo realizado com 200 crianças recém-nascidas, a vacina reduziu novas infecções em 65% no período de três meses e meio. Um teste de grande escala da Fase III da vacina terá início no ano que vem em 10 locais de teste africanos.
-- Medicamentos: The Medicines for Malaria Venture (Medicamentos para a Iniciativa de Combate à Malária), que está pesquisando os tratamentos para superar a resistência aos medicamentos existentes, desenvolveu o maior portfólio de medicamentos de combate à malária da história e aguarda aprovação reguladora no ano que vem para um tratamento aperfeiçoado para as crianças.
-- Controle dos mosquitos: o Innovative Vector Control Consortium (Consórcio de controle Vetor Inovador) está desenvolvendo inseticidas novos e mais eficientes para controlar os mosquitos que transmitem a malária.
Novas vacinas, medicamentos e inseticidas vão ajudar "a quebrar o ciclo de
transmissão e erradicar a doença", disse Melinda Gates. "Tanto a indústria privada como as instituições de pesquisas públicas precisam continuar investindo em novas ferramentas para fazer com que a erradicação da malária se torne possível".
Bill e Melinda Gates fizeram esses comentários em uma reunião composta de
pesquisadores da malária, líderes do setor de saúde global, experts em política e representantes do governo do mundo todo, que está sendo realizada de 16 a 18 de outubro no Sheraton Hotel em Seattle.
Guiados pela crença de que todas as vidas têm o mesmo valor, a Fundação Bill &
Melinda Gates trabalha para ajudar todas as pessoas a terem uma vida saudável e produtiva. Nos países em desenvolvimento, a Fundação dedica-se em melhorar a saúde das pessoas, dando-lhes a chance de se livrarem da fome e da pobreza extrema. Nos Estados Unidos, a Fundação procura garantir que todas as pessoas, principalmente aquelas com poucos recursos possam ter acesso às oportunidades que necessitam para terem sucesso na escola e na vida. Com sede em Seattle, a fundação é liderada pela CEO Patty Stonesifer e co-presidente William H. Gates Sr., sob a direção de Bill e Melinda Gates e Warren Buffett.

Fonte: Bill and Melinda Gates Foundation e PR News Brasil

 
 

0 Comments:

Postar um comentário

Links to this post:

Criar um link

<< Home