Quarta-feira, Novembro 07, 2007

Programa ambiental da Prefeitura Universitária

Mais uma oportunidade para preservar e proteger o meio ambiente. A Universidade Federal do Rio de Janeiro, por meio da Prefeitura Universitária e do escritório Técnico da Universidade - ETU, está desenvolvendo umprograma de educação ambiental chamado RECICLANDO. Cerca de 200 funcionários participaram, na última semana de outubro, do ciclo de palestras que deu incío às atividades do programa, no auditório do Horto.
O programa tem como objetivo a conscientização dos funcionários da Prefeitura do ETU sobre questões do meio-ambiente, reciclagem e sustentabilidade. Está baseado na política dos 3R: Reduzir, Reutilizar e Reciclar. As ações propostas pelo programa antecipam a criação de um amplo projeto de reciclagem a ser adotado pela UFRJ, em conformidade ao Decreto-Lei 5940, de 25 de outubro de 2006, que determina que os órgãos públicos implantem a coleta seletiva de lixo (separação de resíduos descartáveis e recicláveis) e que destine o que for reciclável para associações e cooperativas de catadores.
Inicialmente a Comissão de Coleta Seletiva da Prefeitura e ETU, que coordena o RECICLANDO, propôs três ações que foram desencadeadas a partir de 29 de outubro: Ciclo de palestras sobre meio-ambiente, lixo e reciclagem; Mutirão de limpeza na sede da Prefeitura e seus arredores e Implantação de coleta seletiva de lixo na sede da Prefeitura e ETU.
Para as palestras foram convidados integrantes do projeto Recicla CT – piloto do projeto de reciclagem a ser implantado UFRJ – que trabalham em unidades da Universidade que já contam com projetos de reciclagem, além de técnicos da COMLURB. Rosane Mara Detommazo Muniz, Assessora de Sistemas da Qualidade COPPE, falou sobre as iniciativas em Segurança, Saúde, Meio Ambiente e Qualidade de Vida desenvolvidas na COPPE e que acabaram se extendendo para todo o CT. O Programa de Lixo Seletivo do Laboratório de Tecnologia Submarina da COPPE foi o tema apresentado por Fernando Sepulveda, Assessor de Sistema de Gestão Integrado Qualidade, Segurança, Saúde Ocupacional e Meio Ambiente Laboratorio de Tecnologia Submarina. Já Rojane Fiedler, Coordenadora de Extensão do Instituto de Química, abordou a responsabilidade de cada um no processo de coleta seletiva do lixo. Encerrando o ciclo, Paulo Raymundo de Souza Pedrosa, integrante do Projeto da Universidade Corporativa da COMLURB/UNICOM, falou sobre o impacto do lixo no meio ambiente e os processos de coleta seletiva e reciclagem.
O Ciclo de Palestras contou ainda com a exibição do curta metragem Ilha das Flores, de Jorge Furtado, e do documentário Uma Verdade Inconveniente , baseado no livro do ex-vice-presidente americano Al Gore que trata dos efeitos do aquecimento global. No Espaço de Convivência da Prefeitura o grupo Chegando Junto, da COMLURB, fez um criativa apresentação musical tendo a reciclagem como tema.
A próxima atividade do RECICLANDO é o Mutirão de Limpeza, nos dias 12, 13 e 14 de novembro, na sede da Prefeitura e seus arredores. O objetivo deste mutirão é melhorar o ambiente de trabalho dando destino ao lixo, entulho e sucata encontrados tanto nos escritórios quanto nos pátios e oficinas da PU. Além de melhorar o aspecto visual do local de trabalho, a atividade também vai cuidar da saúde uma vez que a limpeza elimina os locais onde ratos, mosquitos da dengue e outros vetores, transmissores de doenças, possam se proliferar. 30 lixeiras identificadas para coleta seletiva serão distribuídas nas áreas externas da sede da Prefeitura. A identificação será feita por cor: Azul – papel, papelão e jornal; Vermelho – plásticos diversos, e Cinza – lixo comum não reciclável.
Fonte: UFRJ online

 
 

0 Comments:

Postar um comentário

Links to this post:

Criar um link

<< Home