Sexta-feira, Outubro 10, 2008

Algumas sobre a crise financeira

Vejam aqui, algumas tomadas sobre a crise financeira mundial. Tem de tudo e para todos.
Aliás, alguém pode me explicar algumas coisas que estão me intrigando?
- Nosso presidente dizia que a crise não chegaria ao Brasil, pois fizemos o dever de casa. Quem foi o professor que passou a matéria?
- Ele também disse que a crise era provocada pelos americano que tentavam se aproveitar dos países emergentes e que não haveria contaminação. Ele iria dar um puxão de orelhas no Bush para que o problema fosse resolvido rapidamente. Não sei se ele fez o que disse, se o fez, não foi atendido.
- Também foi dito, pelo presidente, que enquanto nos EUA estava ocorrendo uma tsunami, por aqui não chegaria mais do que uma marolinha.
Outras tantas foram ditas por nosso presidente "entendido" em economia.
Agora temos informações, pelos jornais, de que algumas empresas brasileiras, ou que atuam no Brasil, estão enfrentando dificuldades financeiras porque apostaram em um real forte. O tamanho das dificuldades seria de US$ 50 bilhões. Isso para um nível de reservas internacionais do país de aproximadamente US$ 180 bilhões, ou seja, cerca de 27% das reservas internacionais estariam comprometidas com problemas financeiros de empresas brasileiras. E agora, como ficarão essas empresas que apostaram em um real forte? Lembremo-nos de que, quando o dólar americano estava fraquinho, ministros e o próprio presidente diziam que, quem apostasse no dólar iria se dar mal.
E agora, José?
Sempre soubemos que o capital entrante no país e que vinha sustentando, de certa forma, a queda do dólar americano frente ao real, era capital errante, ou seja, que entra e sai com a mesma velocidade, ou sai até mais depressa do que entra.
Como ficará a produção, o emprego e a classe média emergente?
Gostaria de ter resposta.
Torçamos para que a marolinha aconteça por aqui, em lugar da tsunami que está devastando o mundo. Estaremos na ilha da fantasia, mais uma vez?

 
 

0 Comments:

Postar um comentário

Links to this post:

Criar um link

<< Home