10 Maneiras de eliminar as distrações no trabalho

Autor: Leo Babauta

Um dos princípios fundamentais da produtividade é que você necessariamente precisa se concentrar para fazer cada coisa. E que para conseguir o foco necessário é necessário que você elimine as distrações tantos quanto possível – nem sempre é uma tarefa fácil com a Internet, colegas de trabalho e telefones ocupados, chamando-lhe a atenção, de todas as direções.
Aqui é apresentado como bloquear a chamada sirene de distrações, em 10 passos.
Primeiro, deixe-me dizer que deve haver espaço em sua vida para distrações. O tabalho deve ser divertido, e sem algumas distrações, as coisas podem ficar chatas. Há que ser  dito: quando é hora de realizar uma tarefa, não deve haver qualquer outra razão para fazer outras coisas. Você nunca vai conseguir sucesso em suas tarefas se não tomar esse cuidado. Quando você estiver pronto para trabalhar em uma tarefa, bloqueie tudo e realmente se concentre na tarefa. Faça o seu melhor na tarefa e tenha o resultado esperado tão rapidamente quanto possível. Então se recompense com distrações.
Que sempre é mais fácil dizer do que fazer, eu sei. Então, aqui estão 10 das melhores maneiras que eu encontrei para eliminar distrações e realmente se concentrar em uma tarefa.
1. Desative notificações de e-mail, IM, Twitter, telefones e outras formas de se comunicar com as pessoas. A comunicação instantânea é importante, mas quando você está trabalhando em uma tarefa, elas não são nada masdo que interrupções. E interrupções constantes significam que você nunca vai ser capaz de realmente se concentrar no que é preciso. Esquematize um momento para processar seus e-mails e telefonemas, defina um tempo para o IM ou Twitter. Não é importante que você se desligue completamente dessas ferramentas de comunicação, apenas permaneça distante delas. É difícil no início, mas depois que você experimentar, você vai perceber que pode viver sem eles.
2. Desligue a Internet. Se você absolutamente não precisa de Internet para fazer a tarefa, desligue-a. Literalmente desligue o cabo. Isto pode soar drástico, mas realmente, a Internet é maior perda de tempo já inventada. Ele vai sugar você e nunca deixar você avançar. É como o crack, mas com um valor educativo. Desligue-a.
3. Utilitários. Se você absolutamente precisar usar a Internet (para “pesquisa”), você não deve ter acesso aos sites que venham a provocar desperdício de tempo.
4. Fones de ouvido. A música é uma ótima maneira de bloquear as gargalhadas ou a voz alta de seu colega de trabalho na baia ao lado. Coloque um par de fones de ouvido e ouça sua música preferida. Ou, se a música é uma distração em si, basta colocar os fones de ouvido com nenhuma música. Ele vai ajudar a bloquear o som circundante, principalmente fazendo com que as pessoas pensem que você não pode ouví-los. Quando seu vizinho gargalhante do cubículo ao lado vier perguntar se você encaminhou seu email sobre assunto supérfluo, finja que você não pode ouvi-lo.
5. Sinal DND. Imprima um cartaz com um sinal de não perturbe (Do NOT Distrbe), para colocar em sua mesa quando você precisar se concentrar. Avise seus cooperadores que nas ocasiões em que o cartaz estiver exposto, você  realmente precisa se concentrar e não pode ser incomodado. Preste atenção: certifique-se de retirar o sinal quando estiver disponível, ou quando você não está se concentrando em uma tarefa. Não seja deselegante deixando o cartaz à mostra o dia inteiro.
6. Clara desorganização do espaço de trabalho. A confusão visual é perturbadora. Eu gosto de limpar minha mesa completamente, gosto de juntar todas as pilhas com material usado para cercar a minha mesa e os papéis pregados nas paredes em torno de mim. Assim, eu trabalho em um espaço Zen. Aqui está como fazê-lo: retire tudo de suas paredes, exceto a foto de seu filho com sorvete em todo o rosto; coloque todos os seus papéis de sua mesa (e do chão a o seu redor) em sua caixa de entrada (se você não tiver uma, obtenha uma, ou crie uma pilha “entrada”); agora processe essa pilha de papéis, classificando-a em: lixo, delegar, arquivo, colocar em sua lista de tarefas a fazer mais tarde (e em uma pasta de “ação”). Fazer isso leva 2 minutos ou menos. Faça isso uma vez por dia para manter sua mesa limpa e arrumada. Também jogue fora os bonecos e adereços engraçados existentes sobre sua mesa. Eles são uma bobagem.
7. Limpe também seu computador. Tire todos os ícones em seu desktop e coloque-os em uma pasta em Meus Documentos (ou algo semelhante). Separe-os mais tarde. Agora feche todos os programas desnecessários. Desative as notificações e widgets e outras distrações. Abra somente o programa que você precisa para realizar a tarefa. Certifique-se de voltar mais tarde e classificar os arquivos colocados em sua pasta “para ser arquivado”.
8. Como lidar com interrupções. Mesmo se você faça todas essas coisas, inevitavelmente haverá interrupções de tempos em tempos. Saiba como tratá-las de forma eficiente e, em seguida, voltar para sua tarefa. Se alguém o interromper para fazer um pedido ou lhe dar informações, anote rapidamente, em um caderno, a tarefa que estava sendo feita, para ser processada posteriormente. Se outros quiserem conversar, levante-se (para impedi-los de se sentar), educadamente e diga ao seu visitante que você está no meio de uma tarefa importante e que, tão logo possível, irá procurá-lo. Se a interrupção não for possível, anote onde você estava em sua tarefa, para poder voltar a ela com o mínimo esforço.
9. Use minimal programs. Eu sou um fã de mini processadores de texto, tais como a DarkRoomJDarkRoom, WriteRoom, Writer, Google Docs ou Abi Word. Há algo nesses programas que o forçam a se concentrar em sua tarefa. Você sempre poderá formatar mais tarde. Use-os no modo de tela cheia, assim todo o resto é obstruído.
10. Tempo para distração. Tenha um tempo para distrações. Você pode agendar horários para o processamento de e-mail, ler seus feeds e outras distrações, ou reserve 10 minutos no topo de cada hora ou conceda a si mesmo 10 minutos após cada 30 minutos de trabalho focado.

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